quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Para a inauguração do Nova!deia, trago a vocês minha opinião sobre um tema bastante polêmico: As cotas para negros e estudantes de baixa renda, a nova lei sancionada por Dilma. O texto original foi publicado por mim via facebook. Aproveitem a leitura e mandem a opinião de vocês, seja por e-mail ou comentário.
Fonte: G1 http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/08/dilma-sanciona-cota-de-50-nas-universidades-publicas.html


Dilma sancionou a lei das cotas no dia 29 de agosto de 2012: 25% das vagas destinadas à alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, ou seja, que tem até um salário mínimo como renda familiar. O interessante é que investir na qualidade da educação ninguém quer, né? Absurdo! O Brasil é um país diversificado. Tem pessoas brancas, negras, morenas e amarelas. Aqui, justamente AQUI onde há essa diversidade e não deveria haver preconceito, pois não há uma maioria e uma minoria. Somos mistura de cores! O problema é que o governo cria uma lei que diz "preconceito é crime", só que vem eles e criam o sistema de cotas, de 25% para negros e pardos? OI? Quer preconceito maior que esse? Eu hein...
Parece que estão diminuindo a capacidade de uma pessoa de estudar e passar no vestibular por causa da cor. Quem disse que cor de pele define inteligência e capacidade? A desculpa de que os negros tem um histórico sofrido e de que merecem esse "agradinho" é completamente sem sentido, pois eles continuam sofrendo de preconceito, só que um preconceito mascarado. Fico imaginando, daqui há uns 50 anos meus netos lendo em seus livros de história "em 2013 no Brasil, existia cota para negros, a pior forma de preconceito possível, por ser mascarada". 
O fato é que investir na educação não gera resultados imediatos, ou seja, resultados que são visíveis em 4 anos de gestão, pois é um investimento à longo prazo e nenhum presidente quer correr o risco de ser visto como "o que não fez nada", por isso tomam essas decisões emergenciais, para conseguiram ganhar votos. 
Sabemos que quanto mais conhecimento é adquirido, maior é a capacidade crítica da pessoa, por isso que a educação é tão limitada e os investimentos nela são pouquíssimos. Pior ainda, o pouco que nela é investido ainda é roubado por políticos que não tiveram educação na infância/adolescência, ou seja, políticos corruptos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário